13/05/2017

Papa Francisco canoniza São Francisco e Santa Jacinta Marto em Fátima



 
O Papa Francisco com a presença de muitos bispos e sacerdotes e mais de 50 mil peregrinos provindos de mais de 50 países, celebrou hoje em Fátima, Portugal, o aniversário do jubileu de 100 anos das Aparições de Nossa Senhora aos 3 pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta. Nesta oportunidade o santo padre canonizou  os dois irmãos beatos Francisco e Jacinta Marto. Estavam presentes 800 jornalistas.
 
 
Após o inicio da Santa Missa foi iniciado o rito de canonização com a leitura da biografia de Francisco e Jacinta. Também foi relatado o milagre da cura  do menino brasileiro, Lucas, do Paraná, que sofreu grave traumatismo craniano ao cair de uma altura de 6 metros com perda de tecido cerebral e que depois foi desenganado pelos médicos no hospital, mas os pais rezaram aos beatos de quem eram devotos e a cura aconteceu e em poucos dias Lucas estava de volta a sua casa sem qualquer sequela.
 
Em  seguida o Papa proferiu a leitura da fórmula de canonização inscrevendo as duas crianças no rol dos santos venerados por toda a Igreja e todo o povo aplaudiu  tamanha graça. Foi dito o Papa veio à Fátima e deixou dois presentes: dois santos. Na homilia o papa pediu que sigamos os exemplos de Francisco e Jacinta na sua coragem de anunciar com alegria o Evangelho. Também afirmou que Jesus disse ao discípulo "Eis a ai a tua Mãe" e que, assim, nós não somos uma igreja orfã,  mas  nós temos uma mãe, nós somos uma igreja com um rosto materno, uma Igreja com um coração materno. Com ela aprendemos a olhar com amor pelos pobres e pelos doentes e enfraquecidos. A Virgem Mãe não veio aqui para que a víssemos, mas para nos mostrar o caminho do Céu.
 
 
Ainda na celebração o papa se dirigiu aos doentes dizendo que "Encontramos o Cristo na Eucaristia e nos doentes. E que "na Eucaristia encontramos o corpo de Cristo... nos doentes encontramos as chagas de Cristo". E ainda o santo padre disse que os doentes não são apenas  destinatários da benevolência dos outros irmãos, mas eles são o tesouro da Igreja. 
 
Foi relembrado na celebração o pedido de Nossa Senhora aos 3 pastorinhos na primeira Aparição: "Quereis oferecer-vos a Deus?" "Sim, queremos!" responderam os pastorinhos. E que hoje a pergunta é dirigida a nós.
 
Ao final todo o povo saudou Nossa Senhora com os lencinhos brancos quando o papa Francisco também acenou o seu lencinho fazendo-se peregrino entre os peregrinos, O papa Francisco chegou no dia 12 de maio e teve encontro com autoridades civis e religiosas e também com o povo simples.  No total o Papa Francisco permaneceu em torno de 24 horas em Portugal. 
 
São Francisco e Santa Jacinta Marto rogai por nós!